Rã-seta-venenosa (Dendrobates leucomelas)

 

A rã-seta-venenosa, de nome científico Dendrobates leucomelas, é uma espécie de anfíbio da ordem Anura. É uma rã venenosa que pode ser encontrada ao norte da América do Sul. Estes anfíbios preferem condições de muita umidade, como rochas e árvores. Habitam áreas próximas de rios e lagos. É uma das espécies mais populares como animais de estimação. São facilmente obtidas e fáceis de manter.

São animais que vivem nas Guianas, Venezuela, Brasil e Colômbia.

Podem atingir até 5 cm quando adultas e vivem até 15 anos em cativeiro.

É uma espécie de hábitos terrestres que necessitam de um local para se manterem úmidas e se hidratarem. Na natureza seu veneno é extremamente potente e letal. Possui glândulas de veneno por todo o corpo. Apesar de serem animais venenosos na natureza, quando mantidas em cativeiro não apresentam qualquer toxicidade devido às diferenças na dieta.

Recomenda-se no mínimo um terrário de 45x45x45 cm para 2-3 adultos. 

Temperatura deve estar entre 24 e 28º durante o dia e de noite temperatura mínima de 22º. Para tanto o melhor a ser usado é um tapete de aquecimento e um termostato para regular a temperatura.

Os dendrobates não precisam de radiação UVB. No entanto, se beneficiam da exposição a índices baixos da mesma (com o uso de lâmpada ShadeDweller).

Esta espécie requer umidade mínima de 60%, de preferência entre 80 e 100%.

Equipe o terrário com bastante esconderijos, pedras, troncos, folhas secas e deixar uma pequena poça ou lago para elas se molharem.

A base da alimentação delas são as moscas da fruta. O terrário deve também estar colonizado com colembolos e isópodes que serão uma frequente fonte de alimento. A alimentação também pode ser variada com micro grilos, larvas de buffalo e larvas da cera de pequeno tamanho.

Com relação a suplementação de vitaminas e minerais, deverá ter 2 refeições por semana com cálcio em pó e uma com um Complexo Multivitamínico (Com Vit. D3) de qualidade.

 

Quanto à sua criação em cativeiro é importante certificar-se de que sua criação seja legalizada pelo IBAMA.

Caso seja um animal retirado da natureza, isso configura crime ambiental (artigo 29 da Lei 9.605/1998).

 

 






  (Fotos extraídas do Google).

 

 

Fontes do texto: 

 

https://www.biodiversity4all.org/taxa/21150-Dendrobates-leucomelas

 

https://vivum.pt/anfibios/612-dendrobates-leucomelas.html

 

https://www.fluviariomora.pt/especies/perereca-ra-seta-venenosa/&ved=2ahUKEwj1xLa6mIyJAxVAILkGHZADG1cQFnoECBQQAw&usg=AOvVaw1sMwynwiv5Wzoo3nElKnzd

 

 



 



 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rã-de-unhas-africana (Xenopus Laevis)

Mussum (Synbranchus Marmoratus)

Como cuidar de sapos