Rã-dourada (Phyllobates terribilis)
Fala pessoal!
Conheçam neste artigo a Rã-dourada, de nome científico Phyllobates terribilis, que é considerada o vertebrado mais venenoso do mundo.
Phyllobates terribilis é uma espécie de anfíbio da família Dendrobatidae. Em relação ao peso e ao tamanho, este é o animal consagrado como sendo o vertebrado mais venenoso do planeta, com veneno suficiente para matar várias pessoas. Em inglês é conhecido como "Poison-dart-frog".
A Phyllobates terribilis mantém seu veneno em glândulas sob a pele. Qualquer pessoa imprudente que morder uma dessas rãs estará imediatamente em apuros.
O fato de ser a rã mais venenosa do mundo é um marco para a vida deste animal. Seu nome vem do fato de que, nos tempos antigos, as tribos indígenas usavam seu veneno para caçar animais, espalhando a ponta do dardo nas costas do animal. O artifício é usado há séculos pelos caçadores indígenas sul-americanos para abater aves, macacos e outros animais pequenos dos quais se alimentam. Um único exemplar da espécie produz veneno suficiente para matar dez homens adultos.
Mais de 100 toxinas foram identificadas nesta rã.
O veneno em destaque é a homobatracotoxina, um composto químico mortal cujo único sintoma é a falência múltipla dos órgãos.
O mesmo veneno (embora em concentração menor) pode ser encontrado nas penas do Pitohui, um pássaro venenoso encontrado na Nova Guiné.
De acordo com dados da Animal Diversity Web, um banco de dados sobre animais da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, o comprimento médio do corpo da Phyllobates terribilis é de 47 milímetros, mas as fêmeas (que tendem a ser maiores que os machos) podem chegar a 50-55 milímetros.
Esta espécie é endêmica da Colômbia, em uma área pequena ao redor do Rio Saija. Especificamente, elas habitam uma região caracterizada por uma paisagem montanhosa coberta de áreas de cascalho úmido, árvores pequenas e relativamente pouca folhagem. Esses animais vivem no chão da floresta, mas dependem de água doce para sustentar seus filhotes.
As rãs nascem de ovos na terra. Os machos carregam os girinos nas costas para a água, aonde eles se desenvolvem.
Diferente da maioria das rãs, esta espécie não é noturna.
As rãs alimentam-se principalmente de formigas e muitos outros insetos, além de pequenos invertebrados. Suas cores vibrantes e coloridas avisam do perigo em sua pele envenenada e de sabor desagradável.
A maioria dessas rãs possui uma tonalidade amarela brilhante. Entretanto, elas também podem ter outras cores vibrantes e de brilho, que cobrem todo o corpo, indo do verde menta ao amarelo, passando pelo laranja e, às vezes, sendo até brancas.
A Phyllobates terribilis tem listras dorsolaterais em corpos escuros enquanto ainda são jovens. Em contraste, as rãs adultas têm coloração uniforme no corpo e são mais coloridas.
(Fotos extraídas do Google).
Fontes do texto:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Phyllobates_terribilis
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/05/150522_vert_earth_ra_venenosa_ml
Comentários
Postar um comentário