Mudskipper
Fala pessoal!!
Conheça esta fascinante espécie de peixe anfíbio, o Mudskipper!!
O Mudskipper é um peixe com respiração anfíbia que vive nos manguezais da África e Ásia, com cerca de 40 espécies da subfamília Oxudercinae da família goby Oxudercidae.
O significado da palavra "mudskipper" é mud=lama ou lodo e skipper=saltador. Então mudskipper quer dizer "saltador da lama" ou "saltador do lodo".
Os Mudskippers são conhecidos por sua capacidade única de viver tanto em ambientes aquáticos quanto terrestres. Com seus olhos saltados e suas barbatanas adaptadas, eles são verdadeiros mestres da adaptação.
Quer um petfish diferente, que não exige um aquário grande ou um complexo sistema de filtragem? Que se acostume com o dono, chegando a subir em sua mão para comer? Então esse é o peixe ideal para você
Vamos falar um pouco sobre esse peixe em aquário.
Alimentação:
Na natureza todos os Mudskippers são carnívoros, se alimentando de uma grande variedade de presas, essa variação é importante também em cativeiro para manter o bem estar do peixe. São muito vorazes, podemos oferecer ração (já vi vários aceitando SERA GRANUAR), blood worms, minhocas, pequenos peixes, camarão, filé de peixe e insetos, como tenébrios, grilos ou baratas (criadas em cativeiro).
CONFIGURAÇÃO DO AQUÁRIO:
Por serem peixes de mangue, precisam de água salobra para viver bem, com densidade entre 1003 e 1010, isso é algo importante para sua manutenção, usar apenas água doce vai reduzir muito a vida de seu peixe.
Mas se você não tem um densímetro, como fazer a água salobra? Primeiro preciso dizer que, apesar de parecer informação básica, não se pode usar sal comum ou sal grosso para fazer essa água, é preciso usar sal marinho ou água salgada já pronta.
Uma boa opção é comprar a água já pronta, existem lojas de aquário que vendem água salgada pronta, você pode comprar e pedir para o vendedor colocar um pouco mais de água doce até atingir a densidade desejada, acredito eu que a loja não irá cobrar mais caro pela água doce acrescentada.
Essa água pode ser armazenada, ou seja, você pode comprar 5 litros de água salgada, que irão render algo em torno de 10 litros de água salobra e deixar em casa, para usar nas próximas TPAs.
pH alcalino, entre 7,5 e 8,5.
Área Terrestre e Aquática: Crie uma paisagem variada com uma seção de água e uma área seca, simulando o ambiente natural dos Mudskippers, que alternam entre ambientes aquáticos e terrestres. Para esse tipo de montagem os aquários preferencialmente devem ser amplos, não precisando ser muito altos. Uma medida interessante seria 60x40x30 mas você consegue adaptar qualquer tipo de aquário. Evite aquários menores do que 40 litros.
Substrato Aquático: Utilize areia ou cascalho fino para criar uma área de água rasa, permitindo que o Mudskipper nade e explore confortavelmente.
Vegetação Aquática: Adicione plantas aquáticas flutuantes, como musgo de java ou lentilhas dágua, para proporcionar sombra e abrigo na área aquática do aquaterrário.
Vegetação Terrestre: Inclua plantas terrestres resistentes, como samambaias ou bromélias, na área seca do aquaterrário, oferecendo áreas de esconderijo e umidade para o Mudskipper.
CUIDADOS ESPECIAIS:
Temperatura: Mantenha a temperatura entre 24-28°C para atender às necessidades do habitante do aquário.
Umidade: A umidade da área terrestre em torno de 70-80%, proporcionando um ambiente confortável e adequado para o Mudskipper.
Alimentação Variada: Ofereça uma dieta variada que inclua alimentos vivos, como larvas de mosquito e minhocas, bem como alimentos comerciais para peixes carnívoros e onívoros.
Filtragem:
Pode ser usado um filtro biológico pequeno, pode ser um mini canister, filtro interno ou mesmo filtro de esponja. Existem alguns hang ons que funcionam muito bem para esses sistemas.
A eficácia desses filtros aumenta se colocarmos um pouco de mídia de alto desempenho, como SIPORAX mini por exemplo.
É recomendado TPA semanal de 20%.
OBSERVAÇÃO E INTERATIVIDADE:
Observação Fascinante: Desfrute de momentos emocionantes observando o comportamento único e as habilidades de navegação do Mudskipper enquanto ele explora os diferentes ambientes do aquaterrário.
Enriquecimento Ambiental: Adicione elementos decorativos, como troncos e rochas, para criar áreas de escalada e exploração, incentivando o comportamento natural do Mudskipper.
Alimentação Balanceada: Sempre ofereça alimentos de qualidade superior como JBL em uma dieta variada.
#dietacriativajbl: Todas rações da JBL são alimentos completos para nutrição de seus peixes, porém o termo dieta criativa explora o fato de que alimentar não é só nutrir, conseguimos alimentar o peixe apenas com um tipo de ração sim, mas para enriquecer a vida do seu peixe e deixa-lo muito mais saudável é necessário oferecer um mix de rações diferentes, para que ele tenha texturas, paladares, sabores e mais ingredientes diferentes.
De início os mudskippers são ariscos e assustados e você precisará ter paciência nesse primeiro momento, vá acostumando ele com sua presença usando alimento, sempre que chegar perto, jogue algum petisco para ele comer, com o tempo, ele irá associar sua figura com o alimento recebido e virá para a frente do aquário esperando a comida, com o tempo você pode colocar a comida sobre a palma de sua mão que ele irá subir para comer.
Como possuem capacidade de saltar e pode escalar muito bem, é preciso tampar o aquário, pode ser usada uma tela plástica para esse fim.
É isso aí pessoal! Este é um dos peixes mais curiosos e exóticos do mundo para se criar em aquários!!
Devemos ter muito cuidado e responsabilidade ao cuidar de um animal,
afinal estamos lidando com vidas. Devemos sempre buscar oferecer o
melhor para o animal, até porque eles dependem de seu tutor para ter a
melhor qualidade de vida possível em cativeiro. Vamos pensar nisso antes
de adotar ou adquirir um animal!!
(Fotos extraídas do Google).
Fontes do texto:
https://en.wikipedia.org/wiki/Mudskipper
https://aquaticabrazil.com.br/blog/explorando-o-encanto-dos-aquaterrarios-com-um-unico-mudskipper/
https://www.aquarismopaulista.com/mudskipper-aquario/
Comentários
Postar um comentário