Hamster Anão Russo

 

Olá pessoal!

 

Falarei neste post sobre o Hamster Anão Russo.

Este e o hamster sírio são os dois vendidos legalmente no Brasil. Os outros, como o roborovski e o chinês, são comercializados apenas fora do país. O hamster sírio é o maior dentre os hamsters domésticos.

Que espécies de hamster-anão existem?

No total, existem 20 espécies diferentes. As seguintes são tidas como animais de estimação:

  • Hamster-anão russo
  • Hamster-anão de Campbell
  • Híbridos do russo e do Campbell
  • Hamster-anão Roborovski (Não comercializado no Brasil)
  • Hamster-chinês (Não comercializado no Brasil)

Um detalhe primeiro, aqui no Brasil em muitos locais o hamster anão russo é vendido equivocadamente como hamster chinês, mas na verdade se trata do hamster anão russo.

O hamster anão russo foi o primeiro que criei como animal de estimação.

Se acostumados desde pequenos com o contato humano, ficam mais dóceis. Cada hamster tem personalidade própria, uns podem ser mais agitados outros mais calmos.

Medem cerca de 10 cm e são originários da Ásia Central.

É um animal bastante territorialista, ou seja, irá brigar para defender seu território. Isso quer dizer que você deve ter apenas um por alojamento, senão irão brigar podendo levar a morte de um deles. Apenas se juntam para reproduzir e logo após devem ser separados em cativeiro. Não recomendo aqui reproduções caseiras pelos riscos e cuidados necessários. Apenas para criadores mais experientes.

O tamanho do alojamento deve ser de pelo menos 75 cm x 40 cm x 40 cm (ou algo próximo disso).

Caixas organizadoras servem como bons alojamentos para esta espécie.

Existem algumas variações na espécie com cores diferentes, o Campbell é o mais comum, de cor cinzenta. Temos o Winter White, de cor branca e outras variações também.

A alimentação deve ser equilibrada. Existem no mercados rações próprias para a espécie que devem ser oferecidas. Mix de sementes industrial não é recomendado, pois as sementes que o constituem são de baixa qualidade. Petiscos podem ser oferecidos de vez em quando.

São animais muito curiosos que gostam de cavar, portanto deve haver o substrato no alojamento para isso. Se colocar serragem, tirar o pó que faz mal para eles.

Importante também incluir formas de fazer exercícios, como a rodinha. Colocar aquelas que são fechadas por completo para eles não prenderem as patas e se machucarem.

Objetos para roer e desgastar os dentes também são essenciais já que seus dentes não param de crescer. Muitos são vendidos em pet shops. Objetos caseiros também podem ser colocados, apenas ter cuidado para não oferecer algo tóxico, como objetos com tinta.

Costumam viver bem menos que outros pets, como cães e gatos. Se bem cuidados podem viver de 2 a 3 anos.

A cada seis meses é recomendado levar ao veterinário que cuida de animais exóticos para verificar sua saúde, além, claro, de quando o criador perceber algo anormal no animal.

 

 





(Fotos extraídas do Google).


Observação: Algumas informações do texto acima são de minha autoria, pelos estudos que realizei e pela experiência própria que tive criando a espécie. Outras foram coletadas das fontes logo abaixo:


Fontes: https://www.petz.com.br/blog/especies/roedores/hamster-anao-russo-tempo-de-vida/

https://www.zooplus.pt/magazine/roedores-e-furoes/racas-de-roedores-e-furoes/hamster-anao


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rã-de-unhas-africana (Xenopus Laevis)

Como cuidar de sapos

Mussum (Synbranchus Marmoratus)