Porquinho da India

 

Olá pessoal!

Neste post falaremos sobre este simpático e muito interessante animal que pode ser mantido como pet com os cuidados que serão abordados aqui.

São roedores (Ordem Rodentia).

Os porquinhos-da-índia são oriundos dos Andes, na América do Sul, e estudos baseados em bioquímica e hibridação sugerem que eles são descendentes domesticados de uma espécie de preá intimamente relacionada como C. tschudii.

Criar qualquer animal de estimação exige trabalho e cuidado. Mas, se você está pensando em ter porquinhos-da-índia em casa, saiba que eles são animais delicados e sensíveis, por isso, precisam de atenção especial e cuidados específicos.  

Além dos cuidados com a alimentação, higiene e local adequado, o seu porquinho-da-índia precisará de espaço e da presença constante dos donos. É preciso deixá-lo confortável e, simultaneamente, fazer com que ele se sinta amado e bem-cuidado.

É importante que seu porquinho da índia tenha espaço na sua casa nova, que permita a ele estar confortável no seu dia dia. Portanto, a gaiola ou cercado deve ser pensada e escolhida com cuidado. Opte por modelos que tenham paredes vazadas para que o interior da casinha não fique muito quente, afinal, eles são pets muito suscetíveis às mudanças de temperatura, fique atento ao local onde colocará a nova residência do seu pet. 

Um tamanho indicado de gaiola para porquinho da índia seria de pelo menos 90 x 46 x 56 cm, com piso sólido e forração fofinha, forrar com uma cama natural é uma ótima opção, permitindo que ele fique quentinho quando quiser.

Se você não encontrar gaiolas com as dimensões necessárias, é possível construir um cercado para seu pet, assim, você pode escolher o tamanho que quiser e que agrade seu bichinho. Não se esqueça da forração!

Diariamente, troque a água e remova os restos de alimentos e fezes espalhadas pelo forro. Uma vez por semana, faça uma faxina geral. Será preciso esvaziar a gaiola, retirar a forragem, os brinquedos e limpar tudo.

Para a limpeza, use detergente neutro ou uma mistura de água morna com vinagre branco, sendo três medidas de água para uma medida de vinagre. Lave o fundo da gaiola com cuidado para não deixar nenhum resíduo incrustado e depois enxágue com água quente. Se possível, deixe secar ao ar livre, ou então, seque tudo muito bem para evitar umidade e mofo.

Lave também o bebedouro e o comedouro utilizando uma escova para retirar as sujeiras mais difíceis. Depois, é só colocar uma nova forragem e tudo de volta em seu lugar.

Trata-se de um roedor herbívoro, então nada de pedacinho de carne para ele! Os porquinhos da índia se adaptam muito bem a uma dieta saudável que contém feno, ração e certos tipos de verduras. Para os mais jovens, até seis meses, porquinhas grávidas e lactantes, indica-se o feno de alfafa, que é mais rico em calorias, cálcio e proteína. O ideal é oferecer alimentos duas vezes por dia. Os melhores horários são no início da manhã e ao entardecer.

Sobre a introdução de verduras na alimentação, é legal conversar com o médico veterinário do seu porquinho da índia. Folhas escuras e folhosas são preferidas porque possuem mais vitaminas e minerais. Outras opções como alface não são indicadas por não terem valor nutricional considerável e poderem causar uma séria diarreia nesses animais.

Os porquinhos da índia, como os humanos, não sintetizam sua própria vitamina C, então deve-se introduzir alimentos com rico teor desta vitamina, como o pimentão vermelho, ou suplementos específicos.

Por fim, mas não menos importante, a água! O legal é sempre deixar à disposição água fresquinha. Seu pet ficará feliz, bem alimentado e hidratado.

Lembre-se que os porquinhos da índia são pets muito ativos, ficam acordados em média 20 horas por dia, por isso precisam de espaço para andar e brincar. Eles também gostam muito de socializar, geralmente vivem bem em duplas ou bandos e adoram brincar com seus papais humanos, mas cuidado! Esta aproximação com pessoas deve ser gradual, para que eles se acostumem e gostem dessa atividade, que não deixa de ser um contato próximo com os pets e demonstração de carinho. Os porquinhos-da-índia são bastante sociáveis e precisam de companhia. O ideal é que eles nunca sejam criados sozinhos, mas em pares. Caso você não queira que procriem, escolha dois machos ou duas fêmeas. Eles também gostam de interagir com os humanos, portanto, deixe a gaiola deles em um local onde possam interagir com as pessoas da casa. Mesmo que você tenha mais de um porquinho-da-índia, deve reservar um tempo para brincar com eles.

É aconselhado que você solte seu porquinho da índia em um local seguro e com temperatura amena para que ele se exercite, caso você não tenha um lugar apropriado, brinquedos para roedores como túneis e rampas são muito legais de serem adicionadas à residência de seu porquinho.

Os cuidados com a saúde do seu pequeno pet começam com o acompanhamento feito por um médico veterinário de sua confiança, preferencialmente especialista em animais silvestres e exóticos, que irá orientar como fazer o melhor manejo do seu bichinho, seja em relação a alimentação, banhos higiênicos até cuidados com a saúde dental do seu porquinho da índia.

Em relação à saúde bucal, é importante saber que os dentes de um porquinho-da-índia nunca param de crescer, portanto, a mastigação e a trituração do feno contribuem para dentes saudáveis. Alguns brinquedos para roedores podem ser adicionados na rotina, mas tenha cuidado, em caso de dúvidas sobre o que oferecer, pergunte ao médico veterinário, ele sempre será o seu melhor aliado no manejo do seu amigo. 

Regularmente verifique como está a limpeza das partes íntimas do seu porquinho-da-índia, principalmente dos machos. A sujeira nessas áreas podem formar uma massa sólida e ficar presa à parede anal, resultando em problemas graves de saúde.

Coloque o porquinho deitado de costas de forma que você possa acessar o saco perineal. Com o cotonete embebido apenas em óleo mineral, limpe a região e finalize com um cotonete seco, fazendo isso uma vez por semana, sendo que o processo pode ser feito também durante o banho. Nesse caso, a água morna e o shampoo ajudarão a amolecer os resíduos. Depois, é só limpar com o cotonete e secar bem.

Porquinhos-da-índia precisam de um ambiente tranquilo para viver. Por isso, se você comprou ou adotou filhotinhos, prepare um local aconchegante e silencioso para eles. Tenha cuidado ao manusear os filhotes, mas é importante que você os pegue no colo desde pequenos. Assim, eles se acostumarão e se tornarão mais sociáveis.

Aos três dias de vida, os filhotes já podem comer alimentos sólidos, embora a amamentação ainda seja necessária até a terceira semana. No mais, ofereça-lhes a mesma alimentação dos adultos. O feno deve estar sempre disponível e a complementação de vitamina C deve ser diária. 

Observar o comportamento do seu pet, como a alimentação e defecação, é muito importante. Caso algo não esteja com a frequência normal, procure o seu médico veterinário. O banho, por exemplo, não é indicado como algo de rotina, mas não se preocupe, ele não ficará com cheirinho ruim! Existem alguns kits para roedores, com pentes para pelagens “sedosas”, que irão garantir a manutenção de sua pelagem.

 


 






Observação: Algumas informações do texto acima são de minha autoria, pelos estudos que realizei e pela experiência própria que tive criando a espécie. Outras foram coletadas das fontes logo abaixo:

 

Fontes:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Porquinho-da-%C3%ADndia

https://www.petlove.com.br/dicas/como-cuidar-bem-de-um-porquinho-da-india 

https://guiaanimal.net/articles/782


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rã-de-unhas-africana (Xenopus Laevis)

Mussum (Synbranchus Marmoratus)

Como cuidar de sapos