Periquito Australiano

 

O periquito australiano é uma das aves mais comuns criada como pet em todo o mundo.

Essa ave representa o terceiro animal de estimação mais tido no mundo, perdendo apenas para o cachorro e o gato.

Pertence a ordem Psittaciformes, a mesma dos papagaios, agapornis, calopsitas, entre outras.

Contrário da maioria das aves, o periquito Australiano é considerado um animal de estimação, portanto não é necessário ter nenhuma licença do IBAMA, assim como canários e calopsitas.

O ideal é encontrar essa ave em um criadouro já conhecido e onde o bichinho seja bem tratado ao nascer. Não se deve tirá-lo da natureza nem fazê-lo sofrer se ele já estiver acostumado ao ambiente silvestre. Muitos estabelecimentos vendem esses pequenos pássaros e contêm todos os utensílios necessários para seu bem-estar.

Antes de escolher um, analise a personalidade da espécie e se você tem tempo, espaço e dinheiro suficiente para manter um bichinho em casa. Apesar de não precisar de tanta atenção quanto um cachorro, ele também demanda cuidados e um tutor carinhoso. 

Esse animal deve viver em um ambiente tranquilo, sem muito barulho, já que precisa descansar bem durante a noite. Tem hábitos diurnos e durante o dia aproveita para buscar alimentos para seus filhotes, no caso de viver na natureza.

O periquito é na verdade um papagaio de pequeno porte e tem hábitos muito parecidos com o desta outra ave. No geral é prático de cuidar e costuma ser amigável e adora a companhia de humanos - apesar de haver diferentes espécies de periquito, os quais têm personalidades variadas. O mais comum é o australiano e vários lares brasileiros já o tem por perto.

São dóceis, falantes, inteligentes, coloridos e tem penas pontudas na cauda. O tamanho de um periquito é de cerca de 18 centímetros e eles podem viver entre 5 e 10 anos.

Se optar por ter dois periquitos, a gaiola deverá ter no mínimo 70 cm de comprimento, 40 cm de largura e 50 cm de altura, a grade deverá ter um afastamento de 1 cm, se maior, eles podem fugir, e menor, podem ficar com patas e bicos presos. Evite gaiolas redondas, os periquitos, ao se sentirem amedrontados, gostam de se esconder nos cantos, uma gaiola retangular é a melhor opção. A gaiola tem que possuir poleiros, podem ser feitos com galhos, nunca opte por objetos de plástico, também deverá ter uma pedra apropriada para que eles afiem o bico.

Manter o local limpo é essencial para evitar doenças, para isso, você deverá limpar a gaiola uma vez por dia, retirando os excrementos e lavando bem o bebedouro e o comedouro. É interessante uma vez por mês tirar o pássaro da gaiola e desinfetá-la por inteiro.

Você poderá optar por colocar uma fina camada de areia na superfície, aproximadamente uns 2 cm de espessura, a areia deverá ser substituída regularmente para manter a higiene do local.

São pássaros bem ativos e sociáveis. Por isso é recomendado – a menos que você passe todas as horas com ele – ter mais de um.

Só não te recomendo que você crie um casal, a menos que você queira ter um berçário de periquitos em casa.

Só que também é possível que seu bichinho não se apegue a você e sim a seu amiguinho periquito que está sempre brincando com ele. Mas vale a pena, considerando que ele não vai precisar o tempo todo da sua atenção e estará feliz.

Pra começar eles precisam de um local tranquilo pra dormir. Por serem animais diurnos, eles precisam ter uma boa noite de sono pra aproveitar o dia.

Eles também precisam de um viveiro, gaiola, como você preferir chamar, mas precisa de um espacinho só dele, para que ele possa dormir, ter sua comida, água e brinquedos.

É imprescindível para que você saiba como cuidar de periquito que você mantenha água e comida fresca para o seu bichinho.

Precisam também de brinquedos e de serem soltos com supervisão para se exercitar.

Ao soltá-los, verifique se as janelas e portas estão fechadas e tire coisas brilhantes como brincos e facas. Cuidado com outros animais e outras pessoas nessa hora para que não machuquem o bichinho. Desligue ventiladores, apague velas, enfim, fica esperto com o que pode machucar ele, porque as vezes pode passar despercebido.

Coloque a gaiola perto de uma parede para que o animal não se sinta muito exposto.  Deixe a gaiola em um local onde você passa a maior parte do tempo, para que ele possa desfrutar da sua companhia. 

Pássaros são muito sensíveis a temperaturas, tanto altas como baixas. Então não os deixe expostos ao sol e vento diretos. Tente manter a temperatura do ambiente um pouco abaixo de 25°C. 

Você pode colocar um potinho com um pouco de água para que sua ave tome banho quando quiser. Mas deixe disponível de dia e com mais frequência em climas quentes.

A ave não precisa exatamente de banhos, mas é interessante deixar uma pequena banheira de água no viveiro para ela se molhar quando quiser. Até porque, essa é uma forte característica nos pássaros. 

A água da vasilha e a da banheira precisam ser trocadas todos os dias para evitar o acúmulo de bactérias e o desenvolvimento de doenças. Além disso, sempre que ele terminar de beber, encha novamente o pote para não deixá-lo desidratado.

Para apresentar boa saúde, as penas do pássaro devem estar brilhantes, narinas secas, sem qualquer secreção, estar sempre alerta e sociável. Sonolência excessiva, penas quebradiças e caindo muito, chiado na respiração e bicos, unhas e pés com escamação podem indicar problemas de saúde.

Tente não fazer muito barulho quando seu periquito estiver dormindo ou cochilando durante o dia.

Eles também gostam que cubram a gaiola deles quando vão dormir. Mas cobre com um pano fino tá? Não vai sufocar seu bicho. Você pode usar uma toalha ou uma fronha.

A base da alimentação deve ser de ração própria para essa ave. Mas periquitos também podem comer outras coisas como frutas e vegetais frescos. Sementes devem ser oferecidas em pequenas quantidades. Comem verduras, como almeirão, rúcula, brócolis, chicória ou espinafre, além de grãos do tipo painço e níger. As frutas mais recomendadas são pêra, maça, banana e até goiaba. O australiano não gosta muito da poupa da fruta em si, preferindo suas sementes - mas se o tutor puder evitar dá-las é mais saudável.

Não dê comidas humanas pra ele! Como café, chocolate e todas as besteraiadas que você come!

Também não pode dar alimentos cozidos, carnes, tomate, abacate, alface e verduras claras. Sementes de frutas também não são recomendadas.

Através da cor da região carnosa em cima do bico, chamada carúncula, é possível distinguir se o seu periquito é macho ou fêmea.

Se seu periquito tem essa região voltada pro azul, ele é menininho. Agora, se seu periquito tem essa região avermelhada ou marrom, é uma menininha.

Ensinar alguns truques para seu pet faz parte de como cuidar de periquito. Você precisa de no mínimo 90 minutos de interação diária com o seu bichinho, mas esses 90 minutos não precisam ser de uma vez.

A interação diária com sua ave é muito importante para que ele tenha interesse na relação com seu dono. Você pode interagir com ele cantando, conversando, dando banho (não igual a um cachorro tá?) e se ele soltar um brinquedo rápido pode ser que ele quer brincar com você então pode pegar.

 

 






 

Observação: Algumas informações do texto acima são de minha autoria, pelos estudos que realizei e pela experiência própria que tive criando a espécie. Outras foram coletadas das fontes logo abaixo:


Fontes do texto: https://bichoideal.com.br/como-cuidar-de-periquito-o-periquito-e-seu-bicho-ideal/

http://mundoanimal.net.br/como-cuidar-de-um-periquito-australiano/ 

https://canaldopet.ig.com.br/cuidados/2017-10-10/periquito-cuidados.html

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mussum (Synbranchus Marmoratus)

Rã-touro americana (Lithobates Catesbeianus)

Rã-dourada (Phyllobates terribilis)