Peixe Limpa Vidro (Otocinclus)

 

O peixe Limpa Vidro (Otocinclus) é muito apreciado no aquarismo. É um peixe que auxilia na limpeza de algas do aquário de água doce.

Seu nome científico é Otocinclus affinis / Otocinclus vestitus / Otocinclus vittatus. Popularmente chamado de Peixe Limpa Vidro, Cascudinho e Otto.

É encontrado na Bacia Amazônica.

Pode viver de 3 a 5 anos.

Temperatura da água entre 20 e 26º C. Ph entre 6,0 e 8,0. Dureza da Água: Entre 5° e19° dH.

É um peixe pequeno, medindo de 3 a 5 cm.

Quanto a alimentação é principalmente herbívoro. 

Ele é reconhecidamente um peixe algueiro, ou seja, ajuda a combater infestações de algas no aquário, já que se alimenta das mesmas. O limpa vidro se alimenta de algas marrons e verde-claras. Procure alimentá-los com legumes como, por exemplo, abobrinha e alface, assim como também com rações específicas para a espécie. No entanto, se não houver algas no aquário, forneça vegetais. É uma escolha muito popular para aquários pequenos, já que alguns dos principais peixes comedores de algas são muito grandes. Com seu tamanho diminuto e comportamento pacífico, é ideal para um aquário comunitário plantado, ainda mais se for um aquário nano.

O Otocinclus aceita uma variedade razoável de parâmetros, porém é um peixe sensível, que pode sofrer bastante com mudanças drásticas e repentinas na água, portanto, deve se ter muito cuidado com a aclimatação do peixe após sua aquisição.
 
Um espécie extremamente pacífica, o Peixe Limpa Vidro não é uma ameaça para nenhum outro peixe. Além de pacífico, também é um peixe relativamente tímido e foge com muita rapidez quando se sente ameaçado. Na hora de escolher as espécies que irão conviver com o Peixe Limpa Vidro é importante evitar dois tipos de peixe: Os com a boca grande o suficiente para o engolir, e o muito agressivos.

O Otocinclus é um peixe que se torna mais ativo durante a noite e na maior parte do tempo fica perto do fundo do aquário, se mantendo grudado ao vidro ou outros objetos, raspando toda a alga que encontra. Dessa maneira, quase sempre que ele é avistado, está se alimentando ou procurando novas fontes de algas.

É um peixe que se sente mais confortável em cardumes de pelo menos 5 peixes, que andam sempre juntos e costumam se alimentar nas mesmas áreas e ao mesmo tempo. Porém quanto mais peixes no cardume, mais o seu comportamento tende a ser natural e confortável. Desde que o tamanho do aquário seja adequado é claro. O limpa vidro é um peixe pacífico, territorial e, acima de tudo, muito tímido. Então, procure mantê-los em grupos de pelo menos cinco indivíduos da mesma espécie, mas sempre colocando mais fêmeas do que machos.

De maneira geral, eles são uma ótima escolha para um aquário comunitário, com outras espécies pequenas e médias, de comportamento pacífico.

Existem muitas espécies de Otocinclus, mas todas são de peixes pequenos e finos com placas ósseas cobrindo seu corpo. Além disso, possuem uma faixa que vai da cauda até a boca. Sua barriga costuma ser branca e tem a boca em formato de ventosa, que é usada para fixar-se no vidro e outros objetos do aquário.

É difícil distinguir entre o macho e a fêmea, já que são muito parecidos visualmente, mas as fêmeas costumam ser maiores e mais largas. Essa diferença pode ser difícil de observar, então recomenda-se comparar os peixes por cima, pois a diferença na largura ficará mais clara.

Para que seus Peixes Limpa Vidro prosperem, eles devem viver em um ambiente apropriado às suas necessidades específicas. Felizmente, o Otto é um peixe pouco exigente, que consegue viver bem com os mesmos cuidados da maioria das espécies.

Eles são peixes de fundo, então é recomendado um substrato fino, sem pontas, para evitar lesões na pele do peixe. Ferimentos como esses, são uma grande porta de entrada para outras infecções.

Plantas, rochas e troncos também ajudam o Otocinclus a se sentir mais confortável, pois elas geram esconderijos e, ao mesmo tempo, também são superfícies propensas para o crescimento de algas, gerando mais alimento para o animal.

Além disso, eles tem a mesma necessidade de qualquer outro peixe, alimentação balanceada, filtros para manter a água limpa e um aquário apropriado para seu tamanho e quantidade de peixes.

De uma forma geral, um aquário com 36 litros consegue abrigar de 4 a 6 Peixes Limpa Vidro. Mas como são um peixe de fundo, é preciso que o aquário tenha uma boa largura e um bom comprimento, ou seja, a altura do tanque importa menos do que a área do fundo, onde os peixes irão se deslocar com mais frequência.

Os Peixes Limpa Vidro não são uma espécies muito fácil de reproduzir em aquários, mas isso pode ocorrer caso você tenha um aquário em condições ótimas e um pouco de sorte.

O aquário precisa estar perfeitamente limpo e os peixes precisam estar muito bem nutridos. Aquecer um pouco a água (subindo 1 ou 2 graus) também pode facilitar o processo.

Se o ambiente for adequado e os peixes estejam prontos para se reproduzir, o macho perseguirá as fêmeas e fertilizará os ovos, que elas colocam na superfícies de plantas, troncos e outros objetos do aquário.

Em poucos dias os alevinos irão nascer, se alimentando do saco vitelino, algas e bactérias no aquário. Em pouco tempo, assumirão a mesma dieta que os adultos.

 






 

Fontes do texto: https://peixeseaquarismo.com/peixe-limpa-vidro-otocinclus-tudo-sobre-a-especie/ 

https://myaquarium.com.br/peixes/peixes-de-agua-doce/limpa-vidro-otocinclus-affinis/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Otocinclus

https://www.youtube.com/watch?v=amYewwJ9I7o (Mr. Betta - Aquarismo) 

https://www.youtube.com/watch?v=ZRxBqKfIwLo (AquariumDoce)

https://www.youtube.com/watch?v=Oa-TzFWtsj4 (Aquascaping Cube)



 

 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rã-de-unhas-africana (Xenopus Laevis)

Mussum (Synbranchus Marmoratus)

Como cuidar de sapos