Ofiúro

 

Os ofiúros fazem parte da classe Ophiuroidea, são equinodermos, conhecidos também como Ofiuroides. O seu corpo é composto por um disco central e por mais 5 braços, onde cada um pode chegar aos 60 centímetros. 

O filo Echinodermata reúne animais invertebrados exclusivamente marinhos que possuem como representantes os pepinos-do-mar, as estrelas-do-mar, os ouriços-do-mar, entre outros. Em inglês são chamados de brittle star e serpent star, já que seus braços bem flexíveis se parecem com cobras.

Existem mais de 1.200 espécies de ofiúros espalhados pelo mundo, de diferentes tamanhos, colorações, cada qual com a sua característica e peculiaridade. 

Vale destacar que são  seres presentes em praticamente todos os oceanos, do polo norte ao sul. Estão presentes sobretudo no Oceano Atlântico. Isso se deve a temperatura das águas, onde eles procuram uma temperatura ideal entre 20°C e 24°C. 

Eles habitam tanto o raso, quanto as profundezas marítimas. A grande maioria das espécies está presente em águas profundas, para mais de 500 metros. 

Os ofiúros podem possuir diferentes características, alguns possuem os braços mais alongados, outros cores mais vibrantes, mas fato é que todos se “escondem” em meio aos corais e rochas, na areia ou nas vegetações marítimas. 

Se for colocar no aquário, é necessário que já esteja ciclado.

Eles são animais detritívoros, ou seja, alimentam-se de matéria viva em decomposição, ou seja, resto de alimentos ou mesmo peixes que já vieram a falecer. 

Além disso, consomem também crustáceos, pequenos invertebrados, moluscos, zoo plânctons, entre outros seres aquáticos, ele é considerado um ser carnívoro e necrófago. 

Algumas espécies de ofiúros possuem escudos protetores nos braços e no disco central. Quando falamos dos seus órgãos vitais, diferente da estrela do mar, os do ofiúro concentram-se particularmente no disco central.

Seu sistema digestivo é considerado como simples, já que possui apenas um esôfago e e um estomago amplo, este que ocupa praticamente toda a cavidade do ser vivo. Eles não possuem ânus e nenhum outro orifício para liberar suas tóxicas, por isso expelem pela própria pele. 

Os ofiúros possuem tanto reprodução sexuada como também assexuada. São seres curiosos e merecem toda nossa atenção. 

É altamente indicado possuir um ou mais ofiúros no seu aquário, já que são seres que não incomodam os peixes, são discretos e ajudam na limpeza.

Além disso, vale destacar que são animais “reef safe”, isso significa que não consomem algas, então pode ficar tranquilo e colocar os ofiúros no seu aquário. Confira abaixo algumas dicas caso deseja possuir um ofiúro de estimação no seu quarto! 

Ele ajuda na limpeza do aquário porque é um animal que se alimenta de pequenos seres, de microrganismos, ou seja, ideal para quem tem um aquário e deseja que ele sempre fique limpo. Outro fator positivo dos ofiúros em aquário é o fato de não incomodarem nem perturbar os peixes que ali habitam. Eles praticamente passam despercebidos pelos demais e, desta maneira, facilitam muito a convivência.

Vale destacar também que possuem os mini ofiúros, estes que não ultrapassam os 10 centímetros de espessura. Geralmente eles vem com algas, corais para aquário, pois são nesses lugares onde vivem.

 


 



 

Fontes do texto: https://www.biologianet.com/zoologia/equinodermos.htm

https://www.comidadecorais.com/ofiuro/ 

https://www.mundoecologia.com.br/animais/tudo-sobre-o-ofiuro-caracteristicas-nome-cientifico-e-fotos/

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mussum (Synbranchus Marmoratus)

Rã-dourada (Phyllobates terribilis)

Rã-touro americana (Lithobates Catesbeianus)