Camarão Fantasma
Olá pessoal!
Vamos falar neste post sobre este interessante animal muito querido no aquarismo, o Camarão Fantasma.
Esses animais possuem uma expectativa de vida que gira em torno de 1 a 2 anos, podendo viver até mais. De fato, eles podem ser uma excelente adição no aquário para quem tá começando. Entretanto, apenas tome cuidado para não colocá-los com peixes maiores, pois podem se tornar refeições irresistíveis. Por isso, o ideal é que conviva apenas com animais pequenos e outros invertebrados.
Os camarões fantasma precisam se sentir seguros, ou seja, o aquário precisa ter muitos cavernas e outros esconderijos. Além disso, você pode manter vários camarões em um único aquário, contando que o aquário seja grande para suportá-los.
O Camarão Fantasma são camarões muito pacíficos e gostam de viver sempre em grupos, por isso é recomendado sempre um grupo de no mínimo 5 indivíduos. São muito recomendados para aquários comunitários, desde que o tamanho dos peixes não seja muito grande. São camarões ótimos para a equipe de limpeza de qualquer aquário.
O Camarão Fantasma quando adulto tem uma diferença de tamanho entre o macho e a fêmea, sendo a fêmea sempre maior que o macho, sem contar com a saia, que é um prolongamento na região pleiópodos, que serve para proteção dos ovos. Também é muito recomendável o uso de aquários com tampas, pois o camarão fantasma tem o costume de pular.
Mesmo sendo relativamente fácil de ser mantido em aquários, o camarão Fantasma requer alguns cuidados para poder ter sua vida útil aumentada e deixá-los ainda mais vistosos e vibrantes. Segue a ficha técnica do camarão Fantasma:
Nome popular:
São conhecidos com o nome de Camarão Fantasma.
Nome científico:
Foi batizado de Macrobrachium jelskii.
Comprimento: Até 3 – 5 cm.
Origem:
São camarões que podem ser encontrados na América do Sul Continental.
Temperatura:
Para manter a qualidade do habitat ideal para o camarão Fantasma, a água deve estar entre 24°C e 28°C, mas de preferência manter em 26°C.
Água:
O pH da água deve ficar entre 6.6 a 7.2.
Dureza da Água: Entre 3° – 10° dH.
Quanto à alimentação é uma espécie considerada detrívora, ou seja, são animais que consomem materiais que iriam se decompor no aquário, mas aceitam muito bem rações granuladas, rações de peixes de fundo, spirulina, folhas de espinafre e outras, além de se alimentarem muito de algas.
Certifique-se de que eles estejam recebendo alimento suficiente para comer. Portanto, adicione rações de fundo próprias para a espécie. Por outro lado, se o aquário possuir vários peixes e alguns deles apresentar doenças, trate do animal sempre fora do aquário principal, uma vez que os camarões são sensíveis a medicamentos que contenham cobre.
Os camarões não são animais
muito exigentes, mas necessitam de boas rações para poderem desenvolver
suas carapaças e estimular a desova.
A reprodução dessa espécie é muito fácil, já que basta você apenas adicionar alguns exemplares no aquário e verá após algum período, as fêmeas carregando ovos em sua barriga. As fêmeas podem carregar, por exemplo, de 20 a 60 ovos e a gestação pode durar cerca de 20 a 35 dias. Os filhotes, logo após o nascimento, serão versões em miniatura dos seus pais.
Um aquário para o camarão fantasma precisa ter no mínimo 45 litros, mas procura adicionar uma boa quantidade de plantas, musgos e esconderijos para que possam se sentir seguros.
Atenção! Esses camarões quando jovens são muito parecidos com outra espécie, o Camarão Pitu. No entanto, este fica bem maior (até 30 cm em cativeiro e 50 cm na natureza) e são bastante agressivos, predando outros animais. Possuem as garras maiores também comparada a dos Camarões Fantasmas. Portanto cuidado ao comprar o animal! Procure ter certeza com o vendedor de que se trata realmente do Camarão Fantasma, caso contrário melhor não correr o risco.
Fontes do texto: https://peixesdeaquario.com.br/peixes-2/invertebrados/camarao-fantasma/
https://myaquarium.com.br/invertebrados/camarao-fantasma-macrobrachium-jelskii/
https://myaquarium.com.br/invertebrados/camarao-pitu-macrobrachium-acanthurus/
Comentários
Postar um comentário