Peixe Betta (Betta splendens)

 

Chamado de Betta, Peixe de Briga e em Inglês: Siamese fighting fish.

Distribuição e habitat: Ásia; Bacia Mekong. Camboja, Laos, Tailândia e Vietnã, introduzido em diversos países, incluindo o Brasil.

Encontrado em várzeas, canais, arrozais e rios médios.

 

O peixe Betta é um dos mais conhecidos do aquarismo. Conhecido como peixe para iniciantes.

 Vamos aos cuidados necessários:

Ao contrário do que muitas vezes vemos por aí, o peixe Betta precisa de no mínimo um aqúario de 10 litros e não essas chamadas betteiras que vemos em pet shops. Mantê-los em espaços assim o animal estará confinado num espaço minúsculo que reduzirá drasticamente sua qualidade e tempo de vida.

É um peixe agressivo (principalmente o macho). Os machos não devem ser colocados com outros machos da mesma espécie, apenas mantê-lo sozinho ou com outras espécies de peixes que não sejam rápidas, agressivas ou peixes mordiscadores. As fêmeas podem ser mantidas em grupos.

Não pode ser alimentado em excesso, já que seu estômago é bem reduzido, o que pode causar doenças e até mesmo a morte.

Em seu aquário devem haver decorações e locais para o peixe se esconder e descansar como tocas ou túneis. Plantas também são uma boa opção.

É um peixe carnívoro (essencialmente insetívoro), se alimentando em seu habitat natural de larvas, mosquitos e zooplâncton. Em cativeiro aceitará alimentos secos e vivos. Existem diversas rações próprias para a espécie no mercado.

Costuma viver em cativeiro pelo tempo de 3 a 5 anos, dependendo das condições do aquário (presença de filtro, aquecedor, não dar comida em excesso, entre outros).

Não recomendo a reprodução da espécie, a não ser para pessoas mais experientes.


Fotos


 

 
 


 



Observação: Algumas informações do texto acima são de minha autoria, pelos estudos que realizei e pela experiência própria que tive criando a espécie. Outras foram coletadas das fontes logo abaixo:

 

Fontes do texto: http://www.aquarismopaulista.com/betta-splendens/

https://www.petz.com.br/blog/bem-estar/como-cuidar-do-peixe-betta-conheca-sete-mitos-e-verdades/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mussum (Synbranchus Marmoratus)

Rã-dourada (Phyllobates terribilis)

Rã-touro americana (Lithobates Catesbeianus)