Ouriço Pigmeu Africano - Hedgehog

 

Este animal de aparência agradável inspirou o famoso personagem dos videogames Sonic.

Estão se tornando pets muito populares no mundo inteiro.

É um animal que cabe na palma da mão, mesmo quando adulto.

No Brasil, sua criação e comércio são apenas permitidos por criadores que possuam autorização do IBAMA.

O hedgehog possui espinhos lisos que mais se parecem com cerdas de um pincel e não são nada perigosos. Esse é o menor dos tipos de ouriço e pode ser encontrado nas cores sal e pimenta, canela e floco de neve.

Mamífero e carnívoro, a espécie tem um padrão bem pequeno e mede aproximadamente apenas 20cm. 

Quando criados em cativeiro, no início, eles não curtem tanto a ideia de interagir com seres humanos. Inclusive, brincadeiras forçadas são encaradas por eles como uma ameaça e, assim, entram na posição “bola” – assim como o Sonic – como uma maneira de se proteger. 

É preciso ter muita paciência para conseguir uma boa relação com um hedgehog. Por ser bem acanhado por natureza, é preciso se dedicar ao máximo para estabelecer um relacionamento com ele. 

O habitat natural do ouriço pigmeu africano são as savanas e os campos de cultivo da África Central. Estes animais são crepusculares e noturnos, escondendo-se durante o dia. Ao alvorecer vão em busca de comida. Os ouriços não são roedores, mas sim insetívoros. Em cativeiro a sua expectativa média de vida ronda os 5 e os 8 anos. Em contraste com os ouriços europeus, os pigmeu africano não hibernam. Porém, podem dedicar-se a uma espécie de período de descanso no verão, mostrando-se mais inativos do que o habitual. Por outro lado, há que dizer que é raro dedicarem-se a este período em cativeiro.

Os donos destes espinhosos companheiros descrevem-nos como super amigáveis e confiantes, além de domesticáveis.

Nos primeiros meses de vida o ouriço pigmeu africano passa pela queda de parte dos espinhos (quilling em inglês). Este processo pode ocorrer também em animais adultos, embora em menor grau. Mas não é razão para entrar em pânico! Comece por examinar os espinhos – espinhos doentes parecem partidos. Consulte o médico veterinário para excluir a presença de qualquer patologia.

Quando estão na natureza, os hedgehogs se alimentam basicamente de insetos. Mas, quando domesticados, por ainda não terem um alimento específico para a espécie disponível no País, as rações para gatos das linhas premium ou super premium são as mais indicadas, pois possuem um alto nível nutricional e pouca gordura.

Além da ração, pequenos insetos, como larvas e tenébrios, e algumas frutas também podem ser oferecidos como “petiscos”.

Os cuidados específicos com a saúde de um ouriço pigmeu africano são bem parecidos com os dos pets convencionais. É preciso levá-lo ao médico veterinário regularmente, de preferência ao menos duas vezes por ano, pois são propensos a algumas enfermidades como sarna, doença metabólica, que é causada pelo erro do manejo, síndrome de wobbly, câncer e obesidade. Uma mistura entre dieta correta, exercícios regulares e um bom acompanhamento médico veterinário, é o suficiente para livrá-lo de todos esses problemas citados.

Falando em exercícios, o hedgehog é extremamente ativo e precisa de um bom espaço para sobreviver. Por isso, a gaiola deve ser bastante espaçosa e é necessário deixá-lo livre em alguns momentos do dia, seja dentro de casa ou em um quintal ou jardim.

O alojamento para o ouriço pigmeu africano, isto é, um terrário, não deve ter dimensões inferiores a 150 x 60 x 60 centímetros. Se tiver vários pisos, melhor, pois os ouriços são bastante ativos. Gaiolas com redes de arame ou grades não são indicadas para ouriços, pois, por um lado, o risco de se machucarem é grande e, por outro, não estão protegidos das correntes de ar. Na seleção do terrário apropriado é importante que não seja inteiramente em vidro, já que os ouriços gostam de se retirar durante o dia e não gostam de ser observados de todos os lados. Para um bom fornecimento de oxigênio, o terrário deve ter várias entradas de ar. No caso de ser constituído por vários pisos, é importante que as escadas estejam adaptadas às necessidades dos ouriços: estes simpáticos animais não são os melhores trepadores, pelo que as escadas não devem ser nem demasiado íngremes nem demasiado planas. Tanto palha utilizada habitualmente para forrar a gaiola dos roedores como areia mais fina podem ser usadas como substrato. Por outro lado, esconderijos e outros acessórios do gênero são fundamentais, pois os ouriços pigmeu africano são animais noturnos e gostam de se esconder durante o dia.

Não se esqueça de remover diariamente restos de comida, fezes e urina do terrário.

 






 

Fontes do texto: https://www.petlove.com.br/dicas/conheca-ourico-pigmeu-africano-hedgehog

https://www.zooplus.pt/magazine/roedores-e-furoes/racas-de-roedores-e-furoes/ourico-pigmeu-africano

https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2021/12/09/ourico-pigmeu-bicho-que-inspirou-personagem-famoso-e-achado-em-casa-de-campo-grande.ghtml


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rã-de-unhas-africana (Xenopus Laevis)

Mussum (Synbranchus Marmoratus)

Como cuidar de sapos