Jabuti

 

Quem não gosta de um jabuti, neh? No entanto, devemos ter muita responsabilidade e comprometimento ao decidirmos termos um animal de estimação. Afinal, estamos lidando com vidas.

Os jabutis são répteis pertencentes à Ordem Testudines, da família Testudinidae (como as tartarugas e os cágados) e do gênero Chelonoidis. Na América do Sul, os jabutis são representados por quatro espécies: Chelonoidis chilensis, Chelonoidis nigra, Chelonoidis carbonaria e Chelonoidis denticulata.

Apesar de serem muitas vezes encontrados em casas brasileiras, para se ter um jabuti é preciso providenciar uma documentação necessária, e os animais só podem ser adquiridos em criadouros legalizados (com autorização do IBAMA). É o quinto animal silvestre mais vendido no Brasil, o jabuti também é um dos mais traficados.

No Brasil existem diversas espécies de jabutis, mas as principais são a Jabuti-piranga e a Jabuti-tinga.

O habitat natural da primeira é a floresta, enquanto a segunda pode ser encontrada no cerrado. Os animais precisam de radiação UVB e, se não tiverem contato direto com o sol, o terrário deverá ser equipado com lâmpadas que deem essas condições para ele.

Podem viver cerca de 80 anos, ou seja é um animal que se for criado em cativeiro exigirá muito comprometimento e responsabilidades. Infelizmente, muitos acabam sendo abandonados por seus criadores.

Vamos aos cuidados!

Os jabutis são onívoros, ou seja, alimentam-se de animais e vegetais. A dieta exemplar seria: verduras escuras todos os dias, como escarola, almeirão, catalonha, chicória, couve, mostarda e almeirão. Frutas, verduras e proteína animal devem ser oferecidas de uma a duas vezes por semana, apenas. Os alimentos devem ser misturados, para que não aconteça seleção por parte do animal. Além disso, existem rações específicas para jabutis que são comercializadas em pet shops.

Também é super importante passar por veterinário especializado para conseguir fazer uma dieta adequada para a espécie de jabuti que você tem. Estar atento à fase do animal também é importante, um filhote tem uma exigência diferente de um adulto.

Não é aconselhável um jabuti viver na mesma casa que um cão ou gato, por exemplo. O motivo é o risco de serem atacados por esses animais.

Jabutis não precisam de banho, e a higiene deve ser feita apenas no terrário. Depois de todo o manuseio e contato com qualquer animal, seja uma criança ou adulto, é necessário fazer a higienização das mãos para evitar uma possível doença.

 






  

Fontes do texto: https://canaldopet.ig.com.br/guia-bichos/exoticos/2021-11-02/jabutis-sao-animais-domesticos.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jabuti

https://www.worldanimalprotection.org.br/blogs/jabutis-nao-sao-animais-de-estimacao


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rã-de-unhas-africana (Xenopus Laevis)

Como cuidar de sapos

Mussum (Synbranchus Marmoratus)