Coelho de Estimação

São animais que estão cada vez mais sendo criados como pets no mundo inteiro.

Os coelhos são mamíferos lagomorfos da família dos leporídeos, em geral dos gêneros Oryctolagus e Sylvilagus.

O gênero Oryctolagus Cuniculus é o doméstico que conhecemos hoje em dia.

Esses animais possuem cuidados muito específicos, que acabam gerando gastos maiores do que com gatos ou cães.

É necessário um veterinário que atende animais exóticos para seus cuidados. É recomendado a cada seis meses uma ida ao veterinário.

Na natureza os coelhos são presas então são animais que podem se assustar facilmente, dependendo do caso pode levar até a morte. Evitar sons muito altos próximo do animal e deixá-los com animais que podem atacá-los como cães e gatos. Existem casos em que estes animais podem conviver juntos mas não recomendo aqui pelos riscos.

Quanto a alimentação, por se tratar de um animal estritamente herbívoro, sua alimentação deverá ser rica em fibras. Existem rações específicas para a espécie.

No entanto, apenas ração não é o suficiente, precisa também de frutas, legumes e verduras (de cores escuras). Feno (tanto de alfafa quanto de grama) deve estar sempre disponível junto com a ração. O feno é essencial para o funcionamento do intestino do animal.

Quanto ao alojamento, existem gaiolas próprias para coelhos. Eles são animais tímidos e que precisam de um local reservado e protegido. Não esquecer de colocar substrato para absorver urina e fezes. Colocar pote de ração e bebedouro. A gaiola deve ter mais espaço horizontal do que vertical.

Ainda assim, é necessário algumas horas de exercício por dia, tirando o coelho da gaiola e colocando num ambiente seguro para ele circular. Ambiente seguro é um local onde ele não irá escapar, nem roer fios ou estragar objetos já que ele irá roer. Supervisione o seu pet.

Não colocar machos e fêmeas não castrados juntos pois logo irão reproduzir. São animais muito prolíficos.

Existem também os coelhos mini, que ficam menores do que os coelhos convencionais e também estão sendo muito criados como pets hoje em dia.

 









Esta da foto acima é Lalá.

 

Estas acima são Luna (branca) e Mia (preta).

As outras fotos foram extraídas do Google.

 

Observação: Algumas informações do texto acima são de minha autoria, pelos estudos que realizei e pela experiência própria criando a espécie. Outras foram coletadas das fontes logo abaixo:


Fonte do texto: https://blog.cobasi.com.br/coelho-de-estimacao/

https://www.petlove.com.br/coelho/r

https://pt.wikipedia.org/wiki/Coelho



 

 

 



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rã-de-unhas-africana (Xenopus Laevis)

Como cuidar de sapos

Mussum (Synbranchus Marmoratus)