Camundongo
Esta simpática criatura é um pequeno roedor (Ordem Rodentia) da família dos murídeos. Chamado de camundongo (português brasileiro) ou rato-doméstico (português europeu) ou ainda murganho (Mus musculus). Originalmente encontrados na Europa e Ásia e hoje distribuídos por todo o planeta.
Diferentemente do que muitos pensam, são animais extremamente limpos e com pouquíssimas chances de transmitir alguma doença aos humanos. Na verdade, a chance de transmitirem algo é a mesma que a de um cão ou gato, já que são criados em cativeiro. As doenças vêm do local onde vivem e não dos animais, só para se evitar certos preconceitos e receios.
São animais muito inteligentes e que não precisam de muito espaço para criá-los. São animais extremamente sociáveis e se afeiçoam ao seus donos humanos. Na natureza, costumam viver em grupos e próximos as habitações humanas.
Costumam viver até dois anos, medindo até 10 cm com peso de até 500 gramas.
São pets considerados fáceis de serem criados. Podem ser criados em gaiolas e até mesmo caixas organizadoras de plásticos. Em gaiolas deve se tomar cuidado com os espaços entre as grades para que não escapem. Caixas de madeira e papelão não são indicadas pois como roedores que são irão roer e logo escapar.
É necessário colocar um substrato higiênico para absorver a urina e fezes. Facilmente encontrado em pet shops como o granulado de madeira. Jornal não é indicado pois sua tinta que é tóxica pode fazer mal aos animais. Papel higiênico sem cheiro pode ser utilizado sem problemas, mas de preferência junto com outro substrato que absorva melhor a urina e fezes do animal.
Necessário bebedouro, de preferência o de pipeta que fica pendurado, pois colocar água em pote não dá muito certo já que os camundongos podem facilmente virá-los ou também sujá-lo com suas fezes e urina, já que são também bagunceiros e bem agitados.
Rodinha de exercícios é também importante para que gastem energia e se distraiam, além de tubos e tocas. Quanto a alimentação, existem rações próprias para a espécie. Deve-se evitar oferecer aquelas misturas de semente que não são muito nutritivas, apenas de vez em quando como aperitivo. Camundongos são onívoros, ou seja, comem tanto alimentos de origem animal quanto vegetal.
São animais muito prolíferos, se reproduzem com muita facilidade. Portanto, cuidado ao juntar machos e fêmeas já que muitos filhotes virão em breve.
Os cuidados com os filhotes não são difíceis, já que a mãe costuma fazer todo o necessário para cuidar bem deles. Apenas forneça material para o ninho, como papel higiênico sem cheiro. Após o desmame (aproximadamente 4 semanas) podem ser doados. Antes do nascimento dos filhotes e após a mãe deve ser melhor alimentada, oferecendo mais proteína animal também.
Os machos não devem ser criados com outros machos pois irão brigar, podendo resultar na morte de um deles, devendo ser criados sozinhos. Fêmeas devem ser criadas em grupos de pelo menos três.
Fotos
Comentários
Postar um comentário