Agapornis

Esta adorável ave se parece com um pequeno papagaio.

Seu nome significa "Ave do Amor" ou "Ave do Afeto", do grego “ágape” (amor ou afeto) e “ornis” (ave). Pertence a ordem Psittaciformes, a mesma dos papagaios, periquitos, calopsitas, entre outras. Possui 9 espécies, sendo que oito das nove espécies de Agapornis podem ser encontradas na África continental. Uma é originária de Madagascar (Agapornis canus). Agapornis roseicollis pode ser encontrada em Angola e na Namíbia. A espécie Agapornis personatus encontra-se na Tanzânia. Cada espécie tem uma distribuição geográfica distinta.

O seu tamanho varia entre 13 e 16 centímetros. 

Comem frutas, sementes e gemas de ovo, costumando viver entre 10 e 15 anos. Existem rações específicas para a espécie também que devem ser oferecidas. De vez em quando, pode-se também acrescentar frutas, como a manga, e vegetais, como as cenouras, em sua dieta. Porém, se decidir acrescentar esses alimentos na dieta do Agapornis, deve lavá-los bem e cortá-las em pedaços bem pequenos para que eles não engasguem.

Eles também necessitam de cálcio, que pode ser fornecido através de um mingau a base de ovo ou com osso de Siba. Mas cuidado! Não dê produtos lácteos, pois eles podem perder as penas e inclusive morrer.

É uma ave que se afeiçoa ao dono, adoro ficar junto, poderá vir se chamado e adora brincar.

É um animal que está cada vez mais sendo criado como um pet.

É um animal que deve voar livremente. Coloque ele num cômodo com portas e janelas fechadas para evitar fuga. Seja como for, você deve permiti-lo voar todo dia. Eles precisam receber luz direta do sol também por várias horas por dia.

São aves que vivem melhor com outra da mesma espécie. Vivem em casal.

Algumas características podem variar entre os machos e as fêmeas, estas, mais ariscas que os machos. Podem imitar sons, inclusive a voz humana, mas nunca chegam a falar.

Eles não estão acostumados a viver com outras espécies e isso deve ser respeitado. Acima de tudo, garanta que não se tenha por perto cães e gatos, pois o Agapornis pode se tornar uma presa fácil para eles.

O local onde o Agapornis vive deve estar sempre limpo e ter sempre água fresca por perto. Deve ser ventilado e ter uma temperatura amena, ou seja, nem frio e nem calor.

Você pode colocar um potinho com um pouco de água para que sua ave tome banho quando quiser. Mas deixe disponível de dia e com mais frequência em climas quentes.

A ave não precisa exatamente de banhos, mas é interessante deixar uma pequena banheira de água no viveiro para ela se molhar quando quiser. Até porque, essa é uma forte característica nos pássaros. 

A água da vasilha e a da banheira precisam ser trocadas todos os dias para evitar o acúmulo de bactérias e o desenvolvimento de doenças. Além disso, sempre que ele terminar de beber, encha novamente o pote para não deixá-lo desidratado.

Os pássaros sabem como esconder suas doenças. Por isso, as consultas frequentes ao veterinário são fundamentais para diagnosticar rapidamente problemas de saúde no bichinho.

Apesar de ser um animal diferente, a convivência com ele é muito prazerosa.








Observação: Algumas informações do texto acima são de minha autoria, pelos estudos que realizei e pela experiência própria que tive criando a espécie. Outras foram coletadas das fontes logo abaixo: 

 

Fonte do texto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Agapornis

https://meusanimais.com.br/como-se-da-a-convivencia-com-um-agapornis/

https://meusanimais.com.br/como-cuidar-de-um-agaporni/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mussum (Synbranchus Marmoratus)

Rã-dourada (Phyllobates terribilis)

Rã-touro americana (Lithobates Catesbeianus)